Assim como foi a etapa inicial, em St.Petersburg, a Indy teve uma corrida emocionante. No Texas Motor Speedway, primeiro oval da temporada, não faltou disputas por posição e estratégias diferentes. E além disso, a corrida foi decidida por milésimos, Confira na análise.
Análise
Certamente, a Penske aprendeu com os erros da temporada passada. Após passar por um 2021 problemático, a equipe se acertou em 2022. O vencedor da prova passada, Scott McLaughlin, largou na pole e liderou a maior parte da corrida, mostrando que a vitória na Flórida não foi por acaso.
Contudo, foi Josef Newgarden o vencedor da prova. O companheiro do neozelandês o surpreendeu na reta final e conseguiu a vitória nos metros finais, garantindo a primeira vitória da temporada. A Penske anda teve Will Power como o quarto colocado.
A Chip Ganassi também mostrou a sua força; Marcus Ericsson chegou a liderar e foi o terceiro colocado, enquanto que Scott Dixon foi o quinto. Porém foi Jimmie Jhonson o nome da equipe. O veterano da NASCAR largou em 18º, mas usou todo o sue conhecimento em circuitos ovais e finalizou a prova em sexto lugar. Foi a primeira vez que o piloto terminou no top-10 da Indy. Álex Palou, outro piloto da Ganassi, foi o sétimo.
O holandês Rinus Veekay também foi destaque na metade da corrida, inclusive chegando a liderar. Contudo, não foi páreo para as Pensk e Ganassi e acabou terminando a prova apenas em 10º lugar.
Por outro lado, a Andretti teve um dia para esquecer. Alexander Rossi e Romain Grosjean abandonaram por problemas mecânicos, enquanto que Devlin DeFrancesco causou um acidente (no qual abordaremos mais tarde). E Colton Herta, único piloto que restou na pista, teve problemas no pit-stop. e terminou apenas em 12º.
A McLaren também teve um dia péssimo. Felix Rosenqvist largou na pole, mas não conseguiu acompanhar a Penske e a Ganassi e abandonou por problemas mecânicos. Já Pato O’Ward até mostrou velocidade, visto que fez a volta mais rápida da corrida, mas errou no posicionamento do carro na hora do pit-stop e não conseguiu mais se recuperar, terminando em 15º.
Hélio Castroneves largou em sexto e teve um ritmo constante mas não o suficiente para acompanhar os líderes. Tentando uma estratégia diferente, estava em 12º quando acabou envolvido no acidente causado por Devlin DeFrancesco (que também envolvendo Graham Rahal).
Campeonato
Mesmo que tenha perdido a corrida no final, McLaughlin ainda é o líder da Indy, com 97 pontos. Will Power é o segundo, com 69, e Álex Palou é o terceiro, com 67. O vencedor da prova no Texas Josef Newgarden, é o quarto, com 65. Hélio Castroneves é o 18º, com 24.
LEIA MAIS
Fórmula 1 tem corrida disputada na abertura da temporada 2022
Comentários