O game de futebol mais popular do mundo já está liberado para compra. A partir desta sexta (9), os gamers de todo mundo podem adquirir o FIFA 21, nova versão do simulador da EA Sports. Mais uma vez, o jogo aposta na fórmula que consagrou a franquia nos últimos anos. Na jogabilidade das partidas, não há grandes novidades. As principais inovações estão nos modos de jogo e nas opções dadas aos treinadores virtuais para colocar seus times em campo.
A principal delas foi no modo carreira, alvo de reclamação e pedidos por mais “realismo” por parte dos jogadores. Agora, será possível simular as partidas, próximo ao que acontece no Football Manager. No decorrer do jogo, os gamers poderão assumir o comando e disputar o restante da partida, além de, se quiserem, retornar à simulação se assim desejar.
Outro ponto fundamental do modo carreira que recebeu ajustes foram as transferências. Será possível contratar jogadores por empréstimo com cláusula de compra, algo que sempre faltou nas edições anteriores do FIFA. A EA promete também tornar as transações mais realistas impedindo, por exemplo, que clubes com recursos financeiros limitados paguem fortunas por grandes craques. Além disso, será possível configurar a quantidade de dinheiro que o clube terá.
Também parecido com o Football Manager, agora será possível desenvolver treinos específicos para cada jogador, de modo que ele passe a fazer uma determinada função em campo. Assim, será possível escolher, por exemplo, transformar Neymar em um camisa 10 ou desenvolvê-lo como um jogador que atua mais aberto pelo lado esquerdo. Dependendo da posição escolhida, o atleta pode evoluir mais ou menos na nova função atribuída pelo treinador.
MODOS VOLTA E ULTIMATE TEAM
No FIFA 20, a EA Sports buscou trazer de volta algo próximo à experiência do FIFA Street com o Volta, que leva o gamer a disputar partidas de futebol de rua ao redor do mundo. Em FIFA 21, o Volta retorna com algumas novidades. A principal delas é o Volta Squads, um modo de jogo multiplayer que tem cinco divisões. O jogador vai subindo no ranking e ganhando recompensas, como roupas e habilidades. Já o The Debut é o modo história do Volta. Uma viagem pelo mundo jogando futebol de rua em várias quadras diferentes. Conta com participação de Kaká.
Já o modo Ultimate Team, o mais popular do game, também recebeu novidades. Na modalidade Co-op será possível que dois amigos online joguem em três modos de jogo: Squad Battles, Division Rivals e amistosos.
Outro ponto marcante á a Introdução do Fut Stadium, que permitirá ao player criar sua própria arena para jogar as partidas. Conforme o avanço nos objetivos da temporada, mais ícones serão desbloqueados para personalização do estádio.
Mais uma mudança significante no Ultimate Team é o modo de jogo Division Rivals (online). Anteriormente para poder jogá-lo era necessário participar de partidas contra outros usuários para determinar o nível. Agora, a divisão será determinada pelos resultados das 30 primeiras partidas do gamer no modo Squad Battles, jogado offline. Haverá recompensas em moedas a cada vez que o jogador subir uma divisão do modo Division Rivals e um limite de 30 partidas por semana que se pode jogar para determinar em que divisão o jogador irá entrar.
Por fim, o FUT Champions, competição aos finais de semana com recompensas no Ultimate Team e que premia os melhores jogadores, teve o ranking de pontuação extendido de um top 100 para um top 200. O mesmo ocorreu com o Squad Battles. Haverá ainda os eventos de comunidade e de time, com diferentes desafios e recompensas para os jogadores.
NOVA NARRAÇÃO E FUTEBOL BRASILEIRO AUSENTE
Após oito edições, a versão brasileira do FIFA tem um novo narrador. Tiago Leifert sai e Gustavo Villani, também do Grupo Globo, assume a função com seus tradicionais bordões como “joga a luva goleirão” e gol de videogame”. O ex-jogador Caio Ribeiro continua nos comentários.
Mais uma vez, o ponto negativo para quem mora no Brasil é a falta de um espaço maior para os clubes nacionais. Há a genérica Liga do Brasil, mas faltam times tradicionais, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Mais times brasileiros podem ser encontrados na Libertadores da América e na Sul-Americana, que são licenciada pela EA Sports. De qualquer maneira, todos os times brasileiros presentes em FIFA contam, por falta de licença, com nomes e rostos de jogadores genéricos.
FIFA 21 está disponível para Xbox One, Playstation 4 e PC. Quando a nova geração de consoles estiver disponível quem comprar para os consoles atuais poderá jogá-lo no Xbox Series X e no Playstation 5 através de uma atualização.
Comentários