O dia 15 de Novembro de 2020 vai ficar na historia da Fórmula 1. Afinal, foi neste dia em que Lewis Hamilton igualou Michael Schumacher em número de títulos ao vencer a corrida em Istambul, na Turquia. E não poderia ter vindo de maneira melhor, visto que a corrida foi bastante complicada para o inglês.
Análise
Hamilton é multicampeão, e a corrida na Turquia mostrou o porquê. Apesar do começo ruim, onde largou em sexto, pulou para terceiro e caiu para sétimo após rodar, o piloto soube controlar o desgaste de pneus e contou com a sorte para chegar à liderança na volta 38, após ultrapassar Sergio Perez e não sair mais da ponta até receber a bandeira quadriculada.
Mesmo que não tenha conseguido segurar Hamilton, Sergio Pérez merece destaque. O mexicano, que ainda busca uma vaga na Fórmula 1 para o ano que vem, esteve nas primeiras posições a corrida toda, e brigou com as Ferraris para conseguir o segundo lugar.
E o pódio teve um retorno. Sebastian Vettel, cujo último pódio tinha sido em outubro do ano passado, no México. O alemão conseguiu beliscar um terceiro lugar após ver o seu colega de equipe Charles Leclerc errar na última volta ao tentar ultrapassar Perez. Por outro lado, o monegasco teve que se contentar com o quarto lugar.
Vale também destacar a corridas dos pilotos da McLaren. Os pilotos superaram as punições sofridas no treino classificatório e fizeram boas corridas. Carlos Sainz foi o quinto, enquanto que Lando Norris terminou em oitavo e com a volta mais ápida, garantindo um ponto a mais;
Destaques negativos
Lance Stroll foi do céu ao inferno em Istambul. O canadense conquistou a sua primeira pole na Fórmula 1. Contudo, uma decisão errada da equipe jogou o piloto para a parte de trás do grid. E ainda por cima, perdeu todo o rendimento terminou a corrida num frustrante nono lugar. Apesar de tudo, Stroll se tornou o primeiro piloto nascido na América a conseguir uma pole desde Felipe Massa em 2014.
A Red Bull também teve um dia para esquecer. Max Vertappen e Alexander Albon chegaram a mostrar força durante a prova, chegando até mesmo a pensar em vitória. Entretanto, ambos os pilotos rodaram e terminaram em ,respectivamente, sexto e sétimo.
Campeonato
Com Lewis Hamilton campeão, o objetivo de Valtteri Bottas (que nem pontuou na Turquia) é garantir o vice. O finlandês tem 197 pontos contra 170 de Max Verstappen. Pode parecer uma distância confortável, mas uma corrida ruim de Bottas pode alterar todo o cenário.
A briga pelo quarto lugar também está interessante. Sergio Pérez assumiu a posição após o segundo lugar em Istambul, com 100 pontos. Charles Leclerc e Daniel Ricciardo vem logo atrás com 97 e 96 pontos, respectivamente.
O excelente lugar de Pérez também permitiu a Racing Point abrir vantagem na briga no campeonato de construtores. A equipe dos carros rosa está em terceiro lugar, com 154 pontos contra 149 da McLaren. Por outro lado, aa Renault ficou para trás na briga pelo terceiro lugar e ainda terá que segurar o quinto lugar contra a Ferrari, cujos terceiro e quarto lugar elevaram a equipe para 130 pontos contra 136 dos franceses.
Agora faltam apenas três etapas para a Fórmula 1 acabar. As próximas etapas acontecerão no Bahrein, dos dias 29 de novembro e 6 de dezembro. Ja a última etapa será em Abu Dhabi, no dia 13 de dezembro
LEIA MAIS
A Fórmula 1 anunciou o óbvio. GP do Brasil continua em São Paulo
Comentários