Automobilismo

Hamilton x Verstappen e confusão. Análise da corrida em terras sauditas

0
Hamilton
Foto: Twitter oficial da MercedesGP

A Fórmula 1 disputou a penúltima etapa da temporada de 2021 neste domingo, nas ruas de Jeddah, no primeiro Grande Premio da Arábia Saudita. Inegavelmente, foi uma corrida bastante caótica, com duas bandeiras vermelhas e muita sujeira na pista. Contudo, ela teve emoção no duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. Confira na análise

Análise do circuito

As ruas de Jeddah, segunda maior cidade da Arábia Saudita, receberam pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1. Entretanto, a pista tem muito a melhorar. O traçado é travado, cheio de curvas e com poucos pontos de ultrapassagem. Além disso, os muros em volta atrapalhavam o acesso dos fiscais à pista, impedindo um a boa limpeza no circuito As áreas de escape também são quase inexistentes, e qualquer incidente poderia causar entrada do Safety Car. E a corrida teve não uma, mas duas interrupções por bandeira vermelha.

Enfim, a palavra “péssima” é a mais educada para se referir à este circuito que, infelizmente, tem de tudo para ficar o calendário devido à grana colocada nele.

Análise da disputa Hamilton x Verstappen

Novamente, o duelo entre Hamilton e Verstappen protagonizou a corrida. O inglês foi o pole, enquanto que o holandês legou em terceiro depois de bater no treino classificatório. As posições foram mantidas na largada, mas quando Mick Schumacher bateu e causou a bandeira amarela, a Red Bull acertou na estratégia, mantendo Verstappen na pista e esperando a bandeira vermelha para fazer a troca de pneus.

A estratégia permitiu à Verstappen assumir a ponta; porém na segunda largada, cortou caminho para manter a liderança contra Hamilton, que partiu melhor. Em seguida, veio o acidente que forçou a segunda interrupção. Enquanto os carros estavam parados, piloto da Red Bull foi punido e teve que largar em terceiro, enquanto que Hamilton largaria em segundo e, surpreendentemente Esteban Ocon em primeiro.

Com o holandês largando atrás, a Red Bull novamente trocou os pneus de Verstappen, estratégia que mais tarde provou ser errada. Na terceira largada, o holandês assumiu a ponta com Hamilton logo atrás. Com o inglês de pneu duro, e o rival de pneu médio, não demorou para que a luta pela primeira posição acontecesse.

Em um destes ataques, Hamilton passou o rival, mas Verstappen novamente cortou caminho e voltou à ponta. Contudo, a Red Bull recebeu a ordem de ceder a posição ao inglês. Porém o piloto da Mercedes não entendeu e acertou o holandês, danificando a asa dianteira. Então veio a punição de cinco segundo à Verstappen, abrindo caminho para a vitória de Hamilton.

A disputa entre os dois não chegou a ser polêmica, mas ela foi um pouco “suja”. Provavelmente, os comissários ficarão de olhos abertos para a etapa final ,em Abu Dhabi.

Análise outros pilotos

Valteri Bottas está aproveitando os últimos dias de Mercedes. Após as confusões o jogaram para trás, o finlandês se recuperou e, na última reta, conseguiu o terceiro lugar, marcando pontos importantes para o Mundial de Construtores.

Esteban Ocon também pilotou muito na Arábia Saudita. Aproveitando-se das confusões, ficou em terceiro o tempo todo, e mesmo que tenha perdido a terceira posição, vale o destaque. Mesmo caso de Daniel Ricciardo, que voltou a ter um bom resultado após três corridas ruins.

Campeonato de pilotos e construtores

Hamilton e Verstappen vão para a última etapa da temporada empatados: 369.5 pontos. Contudo, o piloto da Red Bull está na frente porte ganhou nos vezes contra 8 do piloto da Mercedes. Se nenhum do dois pontuarem na etapa final, o título fica com Verstappen. Por outro lado, Valtteri Bottas garantiu o terceiro lugar no campeonato, atingindo 218 pontos contra 190 de Sergio Pérez.

Entre os construtores, a Mercedes se encaminha para mais um título: 587.5 pontos contra 559.5 da Red Bull. A Ferrari praticamente garantiu o terceiro lugar com 307.5 contra 269 da McLaren. A Alpine está em quinto, com 149 pontos; e a Alpha Tauri está em sexto ,com 120.

Será que Verstappen irá forçar um acidente igual à Senna e Prost em 1990? Ou o título será decidido de maneira limpa? Só saberemos na derradeira corrida de 2021, que acontecerá na semana que vem, em Abu Dhabi.

LEIA MAIS

Hamilton dominando e Alonso no pódio. Análise da F1 no Qatar

Hamilton dominando e Alonso no pódio. Análise da F1 no Qatar

Anterior

Verstappen campeão e corrida emocionante. Análise do GP de Abu Dhabi

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *