Automobilismo

Indy: Gateway tem ótima corrida e acidente decisivo para o campeonato

0
Indy
Twitter oficial da Penske

A noite deste sábado pode ter definido o título da Indy. Ou pelo menos, definiu os candidatos à taça. Correndo em Gateway, último oval da temporada, a prova teve muitos acidentes, incluindo um que teve grande impacto no campeonato. Confira na análise.

Análise

Mesmo que tenha prejudicado o companheiro de equipe Simon Pagenaud no inicio da prova, Josef Newgarden foi o nome da prova. Afinal, o americano da Penske, que busca o terceiro título na carreira, evitou os acidentes e contou com o excelente acerto do carro para vencer a segunda corrida na temporada e se firmando como um dos candidatos ao título.

Entretanto, alguém saiu de Gateway mais sorridente do que Newgarden. Patrício O’Ward pilotou sua McLaren com a cabeça, evitando confusões, mas sendo agressivo nos momentos certos, e terminou em segundo lugar. E melhor ainda é que, graças ao acidente de Álex Palou (no qual será abordado mais tarde), virou o novo líder do campeonato.

A Penske em geral merece destaque. Além do vitorioso Newgarden, a equipe colocou Will Power em terceiro, Scott McLaughlin em quarto lugar e Simon Pagenaud em oitavo, mostrando força e indicando que os azares da temporada parecem ter ido embora.

Usando uma estratégia diferente, Sébastien Bourdais levou a sua Foyt para o quinto lugar. Entretanto, foi outro francês que chamou a atenção. Estreando em ovais, Romain Grosjean fez uma excelente prova, com ultrapassagens arriscadas e ritmo forte com a Dale Coyne. Contudo, um problema no pit-stop impediu um resultado melhor para o ex-F1, que terminou em 14º lugar.

Os destaques negativos da prova ficam por contra de Colton Herta e Alexander Rossi. Assim como em Nashville, Herta liderou boa parte da corrida, mas desta vez não abandonou por erro próprio, mas por causa de uma falha no eixo de transmissão, enquanto que Rossi acabou batendo no muro e ficando de fora, para a grande frustração da Andretti, equipe de ambos os pilotos.

Tony Kanaan foi o único brasileiro presente na prova. Fez uma corrida discreta, terminado em 12º lugar sem grande destaque.

O acidente que mudou o campeonato

A prova em Gateway teve vários acidentes, porém um deles mudou o panorama do campeonato. Na volta 65, o holandês Rinus VeeKay tentou uma manobra arriscada para ganhar posições, mas acabou acertando o então líder do campeonato Álex Palou. O acidente também levou Scott Dixon, que naquele momento era o terceiro lugar no campeonato, causando grandes mudanças no topo da tabela e um enorme prejuízo para a Chip Ganassi.

Campeonato

Como já foi dito, O’Ward é o novo líder da Indy, com 435 pontos contra 425 de Palou. Em terceiro lugar está Newgarden com 413, seguido de Scott Dixon com 392. Estes quatro pilotos serão os que vão brigar pelo título, já que o quinto colocado Marcus Ericsson está um pouco mais distante (375 pontos) e não mostra regularidade suficiente para brigar pelo caneco.

Depois desta sequência de três corridas, a Indy fará uma pausa de duas semanas antes das três provas finais, que virão em sequência. No dia 12 de setembro, a categoria correrá no tradicional misto de Portland; uma semana depois, outra pista tradicional: Laguna Seca. Por fim, em 26 de setembro, o encerramento da temporada nas ruas de Long Beach.

LEIA MAIS

Individualidades x coletivo forte: as semifinais da Libertadores

Individualidades x coletivo forte: as semifinais da Libertadores

Anterior

Liga dos Campeões 2021/2022: confira os palpites da fase de grupos

Próximo

Você também pode gostar de

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *