O dia 24 de março de 1991 ficou marcado na historia do automobilismo brasileiro. Naquele dia, diante de sua torcida, Ayrton Senna finalmente vencia o GP do Brasil. O que poucos sabiam foi o esforço que o piloto teve que fazer para ganhar aquela prova, que completa 30 anos hoje.
Histórico de Senna no Brasil
Ainda que os primeiros carros de Senna não eram dos melhores, ele não tinha sorte na corrida em casa. Ente 1984 a 1987, foram três abandonos e um segundo lugar em 1986. Em 1988, as esperanças de vitória aumentaram, já que o piloto tinha o melhor carro no grid (lembrando que as corridas aconteciam no finado circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro).
Contudo, o azar continuou perseguindo-o. Em 1988, na estreia pela McLaren, o câmbio do carro quebrou antes da largada. Em 1989, bateu na largada. E em 1990, já em Interlagos, colidiu com o retardatário Satoru Nakajima, de tal forma que Senna teve que ir aos boxes trocar o bico, terminando a prova em terceiro.
A corrida de 1991
Ayrton Senna chegou ao Brasil motivado devido à vitória na corrida de abertura da temporada, nos Estados Unidos. Contudo, a Williams do inglês Nigel Mansell estava se mostrando forte, e era uma ameaça real a tão sonhada vitória em casa
Senna largou na pole e se manteve n a liderança após a largada. Mas Mansell vinha rápido, ficando a sete décimos de Senna na 20ª volta. Contudo, na 26ª volta, um pit-stop ruim da Williams fez o inglês cair para o quarto lugar. Mansell consegue se recuperar, mas na volta 50 um pneu furado força o piloto a novamente ir para os boxes.
Aparentemente, tudo ia bem para Senna. Contudo, o brasileiro começou a viver uma batalha com o carro. Faltando 20 voltas, o brasileiro não conseguia mais colocar a quarta marcha, obrigando-o a fazer um esforço descomunal para trocar de marchas.
Mansell começou a se aproximar. Na volta 57, estava a 21 segundos de Senna; na 59, a distância já era de 18.9. Contudo, na volta seguinte, o Leão rodou e abandonou a corrida, e o segundo colocado agora era Ricardo Patrese, que estava a 40.4 segundos de Senna.
Entretanto, as coisas vieram a piorar para Senna. Faltando apenas sete voltas, ele ficou apenas com a sexta marcha. Usando toda a força que tinha, e também contando com a ajuda de uma garoa nas três voltas finais, Senna conseguiu vencer pela primeira vez diante de sua torcida.
Depois da prova
Assim que a corrida acabou, Ayrton Senna parou na reta oposta totalmente desgastado fisicamente. Foi atendido ainda dentro do carro. E o pódio só aconteceu depois de 20 minutos por causa do atendimento ao piloto. E quando Senna foi levantar o troféu, seu braço treme perigosamente.
O brasileiro viria a conquistar o terceiro título no final daquele ano. Dois anos depois, viria a segunda vitória. Mas aquele dia de 1991 ficou gravado na memória dos brasileiros
LEIA MAIS
Comentários