Certamente, os treinos para as 500 milhas de Indianápolis de 1992 não foram os mais felizes. Afinal, vários acidentes fortes aconteceram. Contudo, um deles ficou marcado para os brasileiros: o de Nelson Piquet. O Universo Esporte relembrará como o tricampeão da `Fórmula 1 sofreu um dos piores acidentes da sua vida.
Antecedentes
A temporada de 1991 foi a última de Nelson Piquet na Fórmula 1. Pilotando pela Benetton, conquistou uma vitória (Canadá) e chegou a ser companheiro do futuro heptacampeão Michael Schumacher. Em janeiro de 1992, Piquet disse que sairia da categoria para se focar nos seus investimentos. Contudo, com a Fórmula Indy ganhando prestígio, o brasileiro decidiu se arriscar na corrida mais importante da categoria: as 500 milhas de Indianápolis.
Pilotando um carro da extinta equipe Menard, Piquet mostrou rápida adaptação, sendo o mais rápido dentre os novatos. Os primeiros treinos começaram no dia 2 de maio. No dia seguinte, Fabrizio Barbazza bateu, mas o italiano não ficou ferido. Entretanto, o clima ficou ruim no dia 6, quando o tetracampeão das 500 milhas Rick Mears sofreu um forte acidente, quebrando o pulso, Mas o pior ainda estava por vir.
O acidente
No dia 7 de maio, enquanto estava em uma volta rápida, Piquet acabou perdendo o controle do carro na quarta curva e bateu de frente, a incríveis 340 km/h. O impacto seria semelhante se o carro do brasileiro caísse de um prédio de 27 andares. O acidente pode ser visto aqui.
O piloto deslocou o pé direito e teve o joelho direito dilacerado. Entretanto, a lesão foi pior no pé esquerdo, além de ferimentos mais leves nos braços. Apesar disso, o brasileiro recebeu o atendimento acordado. Foi atendido no Hospital Metodista de Indianápolis, onde os médicos retiraram pele do glúteo do piloto para reconstruir o pé esquerdo.
Depois do acidente
Os treinos para as 500 milhas de Indianápolis ainda teriam outros acidente fortes, incluindo o jovem filipino Jovy Marcelo, que acabou falecendo. A corrida, contudo, ficou lembrada pela decisão apertada entre o vencedor Al Unser Jr e o vice Scott Goodyear.
Nelson Piquet, com coragem, voltou a Indianápolis no ano seguinte. E com a mesma Menard, conseguiu uma 13ª posição no grid de largada, à frente de nomes como Al Unser e Teo Fabi. O brasileiro abandonou na volta 38 devido a um problema no motor, mas isto não tirou o mérito de enfrentar o medo e voltar a correr no local do seu acidente.
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