O brasileiro falou: finalmente! Depois que a pandemia de COVID-19 cancelou a corrida e 2020, a Fórmula 1 voltou ao Brasil nesta temporada. E que corrida os presentes no Autódromo de Interlagos testemunharam. Inegavelmente uma das melhores da temporada. E graças à reação de Lewis Hamilton. o campeonato promete pegar fogo. Confira a análise da prova.
Análise de Lewis Hamilton
Inicialmente, o fim de semana começou péssimo para Hamilton. Afinal, antes mesmo de entrar na pista, uma punição foi aplicada ao piloto da Mercedes por trocar o motor: perca de cinco posições no treino classificatório. Contudo, a situação ficou ainda pior quando foi descoberto uma irregularidade na asa transira do seu carro. Por causa disso, o inglês foi obrigado a largar em último na corrida sprint de sábado, que definiria o grid para domingo.
Mas o inglês mostrou o porquê é sete vezes campeão do mundo. Fez uma excelente corrida de recuperação, terminando em quinto lugar, garantindo o décimo no grid de largada devido à punição pela troca de motor.
E na corrida de domingo, o Hamilton mostrou que não está morto na briga pelo título. Foi agressivo logo de inicio, e antes da volta 20, já era o segundo colocado. A partir daí, começou a batalha contra Verstappen. Após pit-stops e uma tentativa de ultrapassagem que quase rendeu um acidente, o inglês conseguiu passar o rival na volta 59. Dessa maneira, Hamilton apenas controlou a vantagem e foi o primeiro a receber a bandeirada da ginasta Receba Andrade, ouro em Tóquio.
Entretanto, o show do heptacampeão não tinha acabado. Para o delírio da torcida, Hamilton decidiu imitar o ídolo Ayrton Senna e pegou uma bandeira do Brasil, repetindo o gesto do falecido piloto brasileiro.
Análise outros pilotos
Max Verstappen fez o possível. Depois que assumiu a ponta (largou em segundo), pisou ao máximo para tentar fugir de Hamilton e ganhar a corrida. Entretanto, não foi páreo para o ímpeto do inglês e teve que se contentar com o segundo lugar.
Valtteri Bottas e Sergio Pérez fizeram seus papéis de segundo piloto de suas equipes e foram, respectivamente, terceiro e quarto lugares. O méxicano fez a voltam ais rápida da prova.
A dupla da Ferrari também conseguiu bons resultados. Charles Leclerc e Carlos Sainz foram, respectivamente, quinto e sexto lugares, marcando pontos importantes para a Ferrari. Mas é Lando Norris que realmente fez uma corrida de destaque. O inglês da McLaren teve o pneu furado logo na largada, mas se recuperou e conseguiu marcar um ponto com o décimo lugar.
Campeonato de pilotos e construtores
Max Verstappen ainda é o ´líder do campeonato, mas a distância diminuiu. Agora, são 332.5 para o holandês e 318.5 para Hamilton. Em terceiro logar está Valtteri Bottas, com 203 pontos; e Sergio Pérez, o quarto, tem 178. Entre os construtores, a Mercedes aumentou a vantagem para a Red Bull: 521.5 a 510.5. Da mesma forma, a Ferrari também aumento a vantagem na luta pelo terceiro lugar: 287.5 a 256. Alpine e Alpha Tauri estão empatadas com 112 pontos.
O tour pela América acabou, e agora a Fórmula 1 fará as três provas finais de 2021 no Oriente Médio. E na semana que vem, a categoria correrá pela primeira vez no circuito de Losail, no Qatar.
LEIA MAIS
Vitória de Verstappen e duelo Pérez vs Hamilton. Análise do Gp do México
Comentários