O dia foi de altos e baixos para o Brasil neste primeiro dia de competições. Por um lado, não veio medalha, mas por outro, teve classificações à finais e vitórias importantes marcaram o dia. Confira como foi o dia dos brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio.
Esgrima
Infelizmente, a primeira medalha na esgrima brasileira vai ter que esperar. Natalie Moellhausen, quarta colocada no ranking e campeã mundial, teve o azar de enfrentar, logo na estreia, a vice-campeã olímpica Rossella Fiamingo, da Itália. O combate, contudo, foi equilibrado, sendo decidido apenas na prorrogação. Mas o sonho de pódio ficou pelo caminho.
Ginástica Artística
O primeiro dia de olimpíada na ginástica foi de qualificações para as provas masculinas. Na disputa por equipes, o Brasil não avançou, pois teve a nota total de 247.263, rendendo-lhe o nono lugar. Contudo, atletas brasileiros garantiram vagas em disputas individuais.
Arthur Zanetti conseguiu a terceira final seguida, e vai tentar a terceira medalha, enquanto que o jovem Diogo Soares conseguiu se classificar no individual geral. Entrretanto, quem está radiante é Caio Souza, que conseguiu duas finais: no individual geral (junto com Diogo) e no salto sobre a mesa.
Futebol
Na segunda rodada da competição feminina, o Brasil teve um páreo duro contra a Holanda. Miedema marcou logo no início, mas Debinha empatou aos 16. No segundo tempo, novamente Miedema marcou, mas Marta (de pênalti) e Ludmila viraram para 3 a 2. Mas a Holanda ainda teve tempo de empatar com Janssen. Com este resultaod, o Brasil permanece na segunda colocação do grupo, atrás das próprias holandesas no saldo de gols.
Handebol
A primeira vista, pareceu que o Brasil iria ganhar da Noruega na estreia da competição masculina. Afinal, o time terminou o primeiro tempo à frente no placar. Contudo, os nórdicos mostraram sua força no esporte e viraram o placar, que terminou em 27 a 24.
Hipismo
A estreia brasileira no hipismo teve uma atração a mais. O cavaleiro, João Victor Marcari Oliva, é filho da Hortência, uma das maiores jogadoras do basquete brasileiro. Na prova de adestramento João foi o quinto, com a pontuação de 70.419.
Judô
Não foi um dia bom para o judô brasileiro. Ambos os brasileiros tiveram o azar de enfrentar nomes fortes na fase inicial. Na categoria até 48 kg feminina, Gabriela Chibana venceu Harriet Bonface, do Malawi, na primeira rodada. Entretanto, não foi párea contra a campeã olímpica Dristia Krasniqi, do Kosovo.
Da mesma maneira, na categoria até 60kg masculino, Eric Takabatake venceu a luta de estreia (contra Soukphaxay Sithisane, do Laos), mas acabou perdendo para o forte coreano Kim Won-jin, ficando de fora da luta por medalha.
Natação
Teve brasileiro avançando na natação. Nos 100 metros peito, Felipe Lima fez o tempo de 59.17, o oitavo dentre os 16 nadadores que se classificaram para as semifinais, que serão disputadas amanhã. Por outro lado, nos 400 metro livre, Guilherme Costa ficou de fora da final ao fazer o tempo de 3:45.99, o 11º melhor tempo (sendo que oito avançam à final).
Da mesma forma, o revezamento 4×100 feminino ficou de fora da final, fazendo o tempo de 3:39.19, terminando em 12º dentre 15 times.
Tênis
Nas duplas masculinas, Bruno Soares acabou fazendo falta. Substituído de última hora por Marcelo Demoliner como parceiro de Marcelo Melo. Apesar de ter dado trabalho, a dupla improvisada perdeu para os croatas Mate Pavik e Nikola Mektic por 2 sets a 0 (7/6 e 6/4).
No individual simples, Tiago Monteiro perdeu para o alemão Jan-Lennard Struff por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4). Da mesma forma, João Menezes perdeu para o croata Marin Cilic. Entretanto, vale destacar que foi uma partida difícil (placar de 7/6, 7/5 e 7/6).
Por outro lado, nas duplas femininas, Laura Pigossi e Luisa Stefano passaram de fase ao derrotar as canadenses Sharon Fichman e Gabriela Dabrowski por 2 seta a 0 (7/6 e 6/4).
Tênis de Mesa
No início do torneio individual feminino, Jessica Yamada perdeu na primeira rodada para a Suíça Rachel Moret por 4 sets a 2 (11/6, 6/11, 11/4, 7/11, 11/6 e 14/12).
Tiro
Felipe Wu, medalhista de prata na pistola de ar 10m em 2016, não repetiu o desempenho em Tóquio. Ficou apenas em 32}, com 566 pontos.
Vôlei
A partida de estreia da seleção masculina, campeã da Liga das Nações não foi das melhores, inclusive levando sustos nos dois primeiros sets. Mas logo o time se acertou e venceu por 3 sets a 0 (25/22, 25/20 e 25/15). Apesar disso, a partida teve um retorno: o do técnico Renan Dal Zotto, que ficou de fora da Liga das Nações após pegar COVID e precisar ficar intubado.
Vôlei de Praia
Duas estreias, duas vitórias para o Brasil no vôlei de praia. E o melhor de tudo: duas vitórias em cima da Argentina. Alisson e Álvaro ganharam dos argentinos Azaad e Capogrosso por 2 sets a 0 (21/16 e (21/17). Da mesma forma, Duda e Agatha venceram, também por 2 a 0 (21/19 e 21/11) as argentinas Gallay e Pereyra.
LEIA MAIS
Comentários