O GP da Emilia-Romagna, disputado neste domingo em Ímola, foi inegavelmente emocionante. A chuva que caiu sobre a pista deixou as coisas mais interessantes. E apesar do domínio de Max Verstappen, a corrida foi aquela de deixar os olhos pregados na tv.
Análise da corrida
Fantástica. Assim se pode definir em uma palavra a corrida de Max Verstappen. Apesar de ter largado em terceiro, o holandês pulou para a ponta logo na primeira curva e dominou a prova. Nem a bandeira vermelha nem a quase rodada durante o Safety Car impediram a vitória.
Já Lewis Hamilton brilhava. Mesmo que tenha perdido a liderança na largada, o inglês mostrou força e incomodou o rival. Mas um erro na volta 31 o fez cair para o nono lugar. Por sorte, a bandeira vermelha foi acionada um tempo depois, permitindo à Mercedes consertar o carro. E Hamilton conseguiu se recuperar e terminou em segundo.
Contudo, quem ganhou a votação de piloto do dia não foi Lewis Hamilton nem Max Verstappen, mas sim, Lando Norris. O inglês da McLaren, que saiu bastante decepcionado do treino classificatório no sábado, apostou numa estratégia diferente, terminando em terceiro, rendendo seu segundo pódio na carreira.
A Ferrari também merece destaque. Correndo em “casa”, Charles Leclerc e Carlos Sainz terminaram, respectivamente, em quarto e quinto lugar, mostrando que, por enquanto, os dias ruins da Ferrari acabaram.
Já Valtteri Bottas só decepcionou O finlandês largou em oitavo, não mostrou um ritmo forte e se envolveu num acidente com George Russell, causando a bandeira vermelha.
Sérgio Perez também não teve um dia bom. O mexicano da Red Bull não aproveitou o fato de estar largando em segundo e foi rapidamente ultrapassado pelo companheiro Verstappen, não conseguiu acompanhar Hamilton. No final da prova, ainda rodou e fico fora da zona de pontuação.
Já o tetracampeão Sebastian Vettel e o bicampeão Fernando Alonso fizeram corridas apagadas. O alemão abandonou, enquanto que o espanhol terminou a prova fora dos pontos.
Campeonato
Apesar de ter sido o segundo na prova, Hamitlon ainda lidera o campeonato, com 44 pontos, contra 43 de Verstappen. E graças ao pódio somando ao quarto lugar no Bahrein, Lando Norris é o terceiro com 27 pontos. No campeonato de construtores, a Mercedes lidera, com 60 pontos, contra 53 da Red Bull. A McLaren vem em terceiro (41), seguido da Ferrari (34).
A próxima corrida será daqui a duas semanas, em Algarve, para o GP de Portugal.
LEIA MAIS
Opinião: cultura do futebol brasileiro precisa mudar. Mas não na marra
Comentários